segunda-feira, 16 de abril de 2012

Telefônica posiciona Vivo como marca nacional de qualidade e serviços completos em telecomunicações

A Telefônica concluiu o processo - que consumiu 18 meses de trabalho - de integração de equipes e transformação da empresa e lança hoje a marca Vivo, já líder brasileira em telefonia móvel, como marca nacional também dos melhores serviços em telefonia fixa, internet e TV por assinatura.

 “Este é um momento histórico na trajetória de mais de 13 anos de atuação da Telefônica no Brasil. O País se tornou, nesse período, o maior mercado da empresa no mundo: acabamos de ultrapassar os 90 milhões de acessos. É a maior quantidade de clientes entre os 25 países onde atuamos. Já somos, além disso, a maior empresa de telecomunicações do Brasil, em receitas e número de clientes”, diz Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica|Vivo.

Entre 1998 e 2011, a Telefônica investiu no Brasil R$ 102,9 bilhões em aquisição de ativos (participações em empresas e licenças) e outros R$ 62,9 bilhões (CAPEX) em ampliação e modernização das redes destas empresas e inovação em produtos e serviços. A previsão de investimentos da empresa no País para o período 2011-2014 é de outros R$ 24,3 bilhões.

“O lançamento da marca nacional Vivo é o auge de toda esta crença no Brasil, materializada não apenas em investimentos, mas também em pessoas, apenas em empregados diretos somos mais de 106 mil no País, o maior contingente do Grupo Telefônica entre as nações onde ele está presente”, comenta Valente.  “Estamos apresentando uma nova Vivo nacional, com ofertas de serviços móvel, fixo, de dados e de TV por assinatura. Trabalhamos nos últimos dezoito meses para oferecer a melhor qualidade e o portfólio mais completo de serviços ao cliente”, acrescenta Valente.

Campanha nacional e rede mais abrangenteUma campanha nacional de reposicionamento da marca Vivo como sinônimo de serviços completos em telecomunicações estreia neste domingo, 15 de abril, utilizando, nos filmes de televisão e internet, técnicas de animação inéditas no Brasil (semelhantes às usadas por grandes estúdios, como a Pixar). Uma primeira fase dessa campanha, restrita a São Paulo, já comunicou aos clientes a adoção das marcas Vivo Fixo, Vivo Speedy e Vivo TV para os principais serviços oferecidos anteriormente com a marca Telefônica no Estado.

“O reposicionamento da marca ocorre em um momento em que a nossa rede de voz e internet móvel 3G está presente em mais de 2,7 mil cidades brasileiras, mais do que os municípios atendidos pelas demais operadoras somadas”, diz Paulo Cesar Teixeira, diretor-geral da Telefônica|Vivo. “Além disso, em 25 Estados (incluindo o Distrito Federal e com exceção, no momento, de Roraima e Amapá), nossa rede está equipada com a tecnologia HSPA+. É o 3G Plus, com velocidade de navegação, por meio de modems e smartphones, três vezes maior que a oferecida pela tecnologia convencional”, completa Teixeira.

A rede móvel já é utilizada em 140 cidades de oito Estados brasileiros (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Goiás) para oferecer telefonia fixa (Vivo Fixo) e internet (no Vivo Box, que também inclui serviço de voz). “Entre os clientes que estão adquirindo estes novos serviços, 60% preferem a solução integrada, o Vivo Box. Nos próximos meses, vamos ampliar essa cobertura nacional com outros serviços Vivo e também anunciar ao mercado mais ofertas sinérgicas”, acrescenta Paulo Cesar Teixeira.

Qualidade e estratégia global para marcasA adoção da marca comercial Vivo segue a estratégia global do grupo, que utiliza outras marcas para seus produtos e serviços nos 25 países onde atua: MoviStar (América Latina e Espanha) e O2 (Europa, exceto Espanha). Telefônica é a marca institucional, que agrega à Vivo a solidez e o poder de inovação de um grupo que está entre os três maiores do mundo em telecomunicações.

“A Vivo já tem, e em todo o Brasil, uma tradição de qualidade de serviços e atendimento ao cliente. Nos 37 meses de existência do Índice de Desempenho do Atendimento (IDA), da Anatel, em 36 a Vivo teve os melhores índices entre as operadoras nacionais”, diz o presidente Antonio Carlos Valente. “No caso da operação fixa, também temos tido avanços significativos, nas últimas edições do IDA, estivemos à frente de outras concessionárias de serviços nacionais. Também somos a empresa com o maior número de clientes em São Paulo, mas ficamos de fora da lista das cinco empresas mais reclamadas no ranking do PROCON”, completa Valente.

O processo de mudança e a preocupação com o clienteIniciado há dezoito meses, o processo de mudança da marca está exigindo a participação de toda a empresa. No total, 117 mil pessoas (empregados e prestadores de serviços) passaram por treinamento relacionado à mudança. Entre eles, 37 mil atendentes dos call centers, 44 mil da força de vendas e 32 mil técnicos que cuidam da rede externa no Estado de São Paulo. Os uniformes dos técnicos e os 15 mil carros por eles utilizados ganharam novo visual com a marca Vivo.

As 131 lojas e 14 postos de serviço da Telefônica em território paulista passam a ter a identidade visual da nova marca. A Central de Atendimento vai operar agora de forma convergente para usuários que possuem serviços móveis e fixos, independentemente do número de acesso utilizado pelo cliente: 103 15 (fixa) e *8486/1058 (móvel). As faturas dos serviços fixos e móveis continuam separadas, ambas trazendo a identificação Vivo. As novas faturas já estão sendo recebidas pelos clientes.

Outro grande investimento nesse processo foi a construção do novo Data Center, que entrará em operação em abril. Nele estarão, pela primeira vez, integradas as infraestruturas de TI das operações fixa e móvel, com investimentos da ordem de R$ 400 milhões. Suas instalações foram construídas atendendo a rigorosos critérios de sustentabilidade, credenciando o edifício a receber a certificação Selo Verde.

O sucesso do processo de integração, que continua avançando, pode ser mensurado pelo desempenho da empresa na Bolsa de Valores. Nos últimos dozes meses, as ações preferenciais e ordinárias tiveram valorização, respectivamente, de 39,2% e 36%. No mesmo período, o índice Bovespa apresentou variação negativa de 0,96%, o que demonstra a percepção dos investidores e do mercado em geral em relação à atuação da companhia.

“Queremos ser reconhecidos pelos clientes, acionistas e sociedade brasileiros como a melhor empresa integrada de serviços de telecomunicações do País. A nova marca Vivo, nacional e ampliada, traduz a consolidação desses esforços”, conclui Antonio Carlos Valente.

Informações gerais sobre Telefônica | Vivo e Grupo TelefônicaA Telefônica|Vivo é a maior empresa de telecomunicações do País, com 90 milhões de clientes, mais de 74 milhões apenas na operação móvel, em que detém o maior market share do segmento (29,85%) em âmbito nacional. A empresa está presente em mais de 3,7 mil cidades, mais de 2,7 mil delas com acesso à rede 3G. Tem hoje cerca de 20 mil colaboradores diretos.

O Brasil, onde atua desde 1998, é a maior operação mundial da Telefônica em número de clientes e empregados diretos (mais de 100 mil). As principais empresas são Telefônica Brasil (Telefônica | Vivo), Atento (call center) e Terra (provedor e portal de internet). O Grupo é um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 25 países, 306,6 milhões de clientes, 286 mil empregados e receitas de 62,8 bilhões de euros (2011). Os investimentos previstos para o Brasil no período 2011-2014 totalizam R$ 24,3 bilhões.

Fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=33554&op=notas

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