sexta-feira, 20 de abril de 2012

Plataformas de billing das teles ainda não dão conta da convergência, segundo estudo

Um estudo realizado pela Accenture revelou que a carência de sistemas de billing que atendam as demandas de um mundo cada vez mais interconectado e multidispositivo é o principal obstáculo para a convergência tecnológica. A consultoria ouviu 50 executivos de grandes companhias de mídia e comunicação da América Latina, Europa, Oriente Médio e África.

Para 66% deles, as plataformas dos sistemas de bilhetagem e cobrança das teles têm dificuldade de gerenciar a variedade crescente de novos serviços e dispositivos, além da explosão de dados consumidos pelos clientes. A falta de acurácia e exatidão no trato dessas demandas, para esses executivos, representa o principal impedimento para que suas empresas lancem produtos, serviços e modelos de negócios mais coerentes com a realidade convergente. Para esses 66%, esse é um fator crítico para seus negócios. Para outros 28%, é ‘apenas’ importante.

Outros desafios considerados fundamentais para esses executivos foram a tarifação de pacotes de serviços (60%) e a capacidade de processamento do crescente volume de dados consumido pelos clientes (60%). O billing em tempo real é tido como aspecto crítico para 38% dos executivos, enquanto a perda de receita gerada por falhas de tarifação é temida por 49% dos respondentes.

Por outro lado, a necessidade de modelos de bilhetagem para novos serviços, como machine-to-machine e cloud computing, parece não preocupar tanto os executivos da indústria de comunicação e mídia: somente 23% deles acreditam que esse é um desafio-chave para o setor de telecom, ao passo que para 38% o billing desenvolvido para grandes empresas é fator fundamental. Menos da metade, ou 34% dos executivos, considerou o custo operacional dos sistemas de bilhetagem das teles muito oneroso.

O esforço necessário para integrar sistemas de bilhetagem com outras aplicações, bem como a complexidade no desenvolvimento de software de faturamento necessária para a integração de novas ofertas são os desafios mais importantes para a redução do time-to-market. O primeiro ponto é fundamental para 80% dos entrevistados, enquanto o segundo é crítico para 70% deles.

Além disso, 64% desses executivos citaram os testes e a complexidade de configuração como importantes desafios. Já para 58% a necessidade de melhorias nas plataformas de billing é tida como um grande problema, pois atrasa o tempo de lançamento dos produtos e serviços no mercado.

Fonte: http://www.teletime.com.br/19/04/2012/plataformas-de-billing-das-teles-ainda-nao-dao-conta-da-convergencia-segundo-estudo/tt/273888/news.aspx

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