quinta-feira, 19 de abril de 2012

Oi se junta às rivais e passa a oferecer desconto em troca de fidelidade

Novos planos da operadora permitem a aquisição de smartphone com valor reduzido, desde que usuário concorde em se manter preso a eles por doze meses

A Oi lançou planos especiais para smartphones que incluem desconto no aparelho, mas exigem fidelidade de 12 meses. A nova postura da empresa contraria sua popular campanha veiculada anos atrás, quando ironizou as rivais por manterem os clientes presos por multa para evitar que estes as abandonassem.

A rigor, a operadora decidiu alterar sua abordagem no final de 2011, ao divulgar ofertas que vinham com abatimento desde que o usuário se comprometesse a ficar pelo menos um ano vinculado a eles. Meses antes, o diretor para o segmento de varejo da companhia, Maxim Medvedovsky, afirmara que o passo seguinte seria justamente investir nos smartphones, atribuindo a mudança de conduta aos novos rumos do mercado.

“Quando a Oi saiu do subsídio e da venda de aparelhos, não se vislumbrava o advento dos smartphones”, disse, em entrevista ao jornal Valor Econômico. “Agora, a coisa mudou de figura. Há um aumento na demanda por serviços de dados.”

Sobre os descontos, deve-se elogiar a clareza com que são exibidos no site. Enquanto outras operadoras mostram quanto o usuário despenderá mensalmente pelo aparelho mais o plano, a Oi explicita quanto ele economizará no dispositivo de acordo com sua escolha. É simples: se o Oi 110 Smartphone for o eleito, serão 350 reais de abatimento.

No entanto, a empresa ainda não corrigiu um erro comprometedor. Embora as ligações para números móveis e fixos da Oi sejam ilimitadas, elas consomem a franquia de minutos para outras operadoras enquanto esta não se extinguir. Em outras palavras, caso o cliente fale durante 110 minutos com um número Oi e, depois, ligue para um celular da Vivo, terá de pagar o excedente, pois a ligação anterior gastou o tempo a que teria direito para conversar com telefones de empresas rivais.

Outra falha está nos planos Oi Smartphone Família. Independentemente da opção selecionada, o limite de dados para Internet móvel continuará o mesmo: 200MB. Dividir 800 minutos entre quatro pessoas, por 299 reais, parece justo, mas apenas 50MB para cada um parece pouco. Como alternativa, pode-se comprar pacotes individuais de até 2GB, que, caso contratados junto com um plano pós-pago, podem vir com 70% de desconto.

Com a Oi oferecendo descontos na aquisição de aparelhos, algo inédito em sua história, a TIM passar a ser a única a não adotar tal modelo. Nos últimos anos ela foi a que mais cresceu no mercado, graças a seus planos ilimitados e sem pegadinhas, mas agora que as concorrentes resolveram copiá-los – a Vivo, inclusive, chegou a igualar suas tarifas – pode ter de reavaliar sua estratégia. Pelo visto, a recente redução de preços que promoveu – o Liberty +50, por exemplo, foi de 59 para 49 reais – está longe de ser uma coincidência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário