segunda-feira, 23 de abril de 2012

Telefônica e Mozilla criam sistema que dá funções de smartphone a celulares simples

A Telefônica Digital (braço da Telefônica na área de desenvolvimento) e a Mozilla, organização desenvolvedora do navegador Firefox, anunciaram nesta quinta-feira (19) em São Paulo que estão trabalhando em um sistema operacional para celulares chamado OWD (Open Web Device). Esse sistema fará com que aparelhos simples rodem aplicações comumente utilizadas em smartphones. De acordo com a empresa, o Brasil será o primeiro mercado a receber aparelhos com a novidade.

Os celulares com este "sistema" serão todos baseados na tecnologia HTML 5. Em linhas gerais, o aparelho com a plataforma vai rodar com um navegador. Tudo será feito através dele: acessar a web, enviar mensagens ou mesmo jogar. Será possível, inclusive, usar aplicações offline, ou seja, sem a necessidade conectar-se à internet. O sistema operacional é baseado no projeto Web Boot to Gecko, desenvolvido pela Mozilla.

"A plataforma é baseada em HTML 5, pois entendemos que esta é a forma de libertar a web", disse Gary Jovacs, diretor executivo da Fundação Mozilla, criticando os sistemas operacionais baseados em aplicativos segmentados. Atualmente, quem desenvolve um programa para Android precisa fazer outro diferente para iOS, da Apple. A proposta em fazer tudo em HTML 5 faz com que haja apenas uma aplicação, e que esta seja acessada em todos os dispositivos com um navegador.

Como vantagem pelo uso do HTML 5, o diretor-executivo da Mozilla disse que o sistema utilizará menos recursos de hardware, evitando, por exemplo, o aquecimento só aparelho quando estiver no bolso do usuário.

Ainda não há previsão para o lançamento de celulares com a plataforma, porém Kovacs adianta que o aparelho terá preço de um telefone comum, mas com funcionalidades de smartphone. "Estamos trabalhando com várias fabricantes e esperamos lançar algum aparelho com o sistema até 2013."

"Liberdade na web"A ideia em desenvolver um sistema alternativo é dar mais escolhas ao usuário de telefonia móvel. “Não é possível que um grupo formado por algumas companhias satisfaça a necessidade dos milhares de usuários que se conectam a internet”, argumentou Kovacs ao justificar a necessidade da plataforma, que ainda não tem nome oficial.

Para exemplificar o conceito de “promoção da liberdade na web”, o diretor-executivo da Mozilla comentou sobre a mudança do jornal “Financial Times” que tinha um aplicativo, mas resolveu mudar para uma aplicação em HTML 5. "O Financial Times optou por não ter aplicativos atrelados a sistemas operacionais e hoje eles controlam o seu próprio processo de assinaturas.”

Empresas que atrelam a cobrança à loja de aplicativos têm que dividir uma parte do que eles faturam com a companhia que detém o ecossistema, por exemplo, a Apple (com o iOS) ou o Google (com o Android).

Além das companhias, os usuários do sistema também serão beneficiados pela transparência. Por ser uma iniciativa de código aberto, quem conhecer programação poderá fazer as modificações que quiser no aplicativo.

Fonte: http://www.tribunahoje.com/noticia/24628/tecnologia/2012/04/22/telefonica-e-mozilla-criam-sistema-que-da-funcoes-de-smartphone-a-celulares-simples.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário