quinta-feira, 19 de abril de 2012

TOTVs, SAP e Oracle dominam o mercado brasileiro de ERP

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta quarta-feira, 18/04, os resultados da 23ª edição da pesquisa anual “Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas”. Como nos anos anteriores, o estudo realizado pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da instituição não trouxe surpresas: o mercado continua crescendo e dominado pelos grandes fornecedores.

Um dos números a comprovar a tese foi o que aponta a concentração do mercado brasileiro de sistemas de gestão empresarial, que tem 82% dele dominado por três empresas: Totvs, SAP e Oracle. Na média geral, a Totvs tem 38% do mercado, seguida pela SAP (28%) e pela Oracle (16%).

Em uma subdivisão criada na edição de 2011, o estudo mostra que, entre as grandes empresas, a SAP tem 51% de mercado, seguida pela Oracle e Totvs, ambas com 21%. Já entre as pequenas empresas, o domínio da Totvs é inegável: 53%.

Fernando Meirelles, professor da FGV e coordenador da pesquisa, chamou a atenção para a queda da Infor, que até o ano passado tinha 5% do mercado brasileiro e, este ano, viu sua participação cair e diluir-se no que a pesquisa apresenta como “outros”.

Outra nova área, esta incluída na pesquisa este ano, mede o uso do que a FGV chama de inteligência analítica. “Essa categoria reúne todos os softwares de apoio à decisão, como BI, CRM etc.”, explica Meirelles. Coincidentemente, também nesta nova categoria a SAP surge como líder, com 20% do mercado, seguida pela Oracle (18%), Totvs (16%), Microsoft e IBM, ambas com 10%.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=30134&sid=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário