sexta-feira, 27 de abril de 2012

Operadora sueca anuncia cobrança por tráfego VoIP

Objetivo é recuperar receitas de voz perdidas

A operadora sueca de telecomunicações TeliaSonera está dando um passo que outras empresas europeias (e americanas) se recusaram por medo de ferir o princípio da neutralidade da rede. A empresa anunciou nesta segunda-feira (23) que vai começar a cobrar por chamadas de VoIP, incluindo aquelas feitas via Skype, em um esforço para “começar a explorar novos modelos de negócios”.
Operadoras europeias insistem no bloqueio do tráfego VoIP
VoIP via cabo nos EUA deve sofrer retração, alerta pesquisa

E a operadora não só vai cobrar pelos serviços, como afirmou que planeja cobrar mais por VoIP do que por outros tipos de dados. A operadora disse que vai mudar os preços na Suécia (e na Espanha, onde também atua) em um esforço para recuperar receitas de voz e SMS perdidas para serviços gratuitos.

"Enquanto os preços para voz continuam a cair, deve haver uma relação entre uso e preço dos dados”, a empresa declarou em um relatório. "Estamos nos antecipando ao cobrar preços diferenciados para dados, custos mais baixos para roaming de dados e comunicamos abertamente que vamos começar a cobrar por VoIP móvel."

Serviços de VoIP e o Skype enfrentam um momento difícil na Europa, uma vez que várias operadoras procuram torná-los menos atraentes para os consumidores. Em março, um regulador de telecomunicações da Europa acusou as operadoras de rotineiramente usar regras de gerenciamento para interferir com o tráfego VoIP e P2P.

Dados de cerca de 400 operadoras europeias - 250 fixas e 150 móveis – mostram que o bloqueio de chamadas VoIP, especialmente em redes móveis, é comum, segundo um estudo do Corpo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrônicas (ORECE).

Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/telefonia-ip/categorias-de-telefoniaip/voip/24078-operadora-sueca-anuncia-cobranca-por-trafego-voip.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário