quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vídeo, cloud e mobilidade vão liderar salto da TI, diz Cisco

Para endereçar essas questões, companhia investe em inovação, direcionando cerca de 5 bilhões de dólares por ano para estar em linha com as tendências do mercado

Megatêndencias vão liderar o crescimento da TI nos próximos meses, acredita a Cisco. Entre elas estão a expansão do uso de vídeo, cloud computing e mobilidade. Tecnologias emergentes que estão desafiando empresas, mas, ao mesmo tempo, criando oportunidade de diferenciação no mercado.

“Estamos passando agora pelas mudanças mais significativas das últimas décadas, liderada por cloud, mobilidade e vídeo”, diz Padmasree Warrior, CTO da Cisco, durante o Cisco Partner Summit 2012, realizado nesta semana em San Diego, Califórnia (EUA). A executiva destaca ainda tecnologias sociais, open source, importância dos dados para os negócios e comunicação machine to machine (M2M).

O consumo de voz está dando espaço para o de vídeo, afirma. “Vídeo é a nova voz”, sentencia John Chambers, chairman e CEO da Cisco. Trata-se, segundo a companhia, de uma tendência em expansão e a América Latina é uma das regiões que mais vai usar o serviço. De acordo com Jaime Vallés, vice-presidente para América Latina da Cisco, os países da AL são responsáveis por um crescimento composto anual de 52% no uso de vídeos, número superior à média mundial de 35%. “Esse cenário demanda uma rede de maior qualidade e mais inteligente”, observa.

“Vídeo vai decolar e já está promovendo mudanças significativas”, diz Padmasree. Segundo ela, o acesso vai quadriplicar até 2014 em todo o mundo não só para entretenimento, mas para comunicação. Além disso, diz, a maioria dos vídeos será acessado de forma móvel. “Dois terços dos dados móveis serão de tráfego de vídeos. E isso nos faz pensar em como criar infraestrutura de rede adequada para suportar esse universo”, alerta.

Sobre mobilidade, a executiva destaca que até 2012 serão 7,6 bilhões de pessoas no mundo e 50 bilhões de dispositivos conectados. “Além disso, a maioria dos vídeos será acessada de forma móvel”, detalha. BYOD também tem ajudado a acelerar esses números, aponta. A virtualização de desktop, observa, ajudará a lidar com esse desafio. “A expectativa é que 56% dos desktops sejam virtualizados até o final deste ano, segundo da Forrester Research”, assinala.

A nuvem, por sua vez, diz, estará presente em 70% das empresas até final de 2012, mudando a forma como arquitetura está sendo entregue e construída, especialmente a de rede. “Rede está no centro de todas essas tendências. Sem ela, nada disso é possível.”

Segundo Edison Peres, vice-presidente sênior global de canais da Cisco, para endereçar essas questões a companhia tem investido em inovação. “Direcionamos cerca de 5 bilhões de dólares por ano para inovação”, afirma.

O aporte tem possibilitado que a Cisco consiga antecipar tendências e possa entregar ao mercado tecnologias alinhadas às necessidades dos negócios. “Criamos a nova geração de rede para aprimorar o acesso a serviços e também à nuvem”, diz. O conceito de rede inteligente está ganhando força na estratégia da fabricante.

A CTO explica que a rede inteligente da Cisco é baseada em seis pilares. O primeiro é visibilidade do ambiente entre camadas múltiplas de protocolo, seguido por análise em tempo real para identificar gargalos. Depois, prossegue, é programável, o que permite que clientes criem algoritmos para facilitar a gestão; agilidade, e administração por meio de uma operação integrada.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/04/18/video-cloud-e-mobilidade-vao-liderar-salto-da-ti-diz-cisco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário