quinta-feira, 26 de abril de 2012

Internet e telefonia ficam fora do ar no sul do País por 4 horas

Um problema nos cabos de fibra óptica causou a queda dos serviços de algumas operadoras de telefonia móvel e de internet em pelo menos quatro Estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. Usuários também relataram problemas no Estado de São Paulo. Segundo a assessoria da GVT, os três pontos afetados já foram restaurados serviço já foi restabelecido. De acordo com a companhia, o usuário deve desligar e ligar novamente o computador e o modem para garantir que a navegação seja normalizada. As empresas não divulgam o número de usuários afetados pelo problema. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o rompimento foi em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba.

A GVT informou, em comunicado, que "clientes do serviço de banda larga da GVT nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul percebem lentidão ou dificuldade de acesso a determinados sites de internet desde o início da tarde; o serviço foi afetado depois que três pontos da rede de longa distância que faz a comunicação de dados para várias operadoras de telefonia e banda larga que operam na região foram rompidos; equipes do fornecedor responsável pela rede trabalham para restabelecer o serviço o mais breve possível". De acordo com o comunicado, clientes GVT podem esclarecer dúvidas pela Central de Atendimento 103 25.

Em contato com o Terra, a comunicação corporativa da GVT explicou que houve um ponto de rompimento na rota principal que liga SP a Curitiba. As duas rotas alternativas também apresentaram problemas (um ponto de rompimento em cada). Essas rotas são compartilhadas, por isso, outras operadoras também apresentam problemas. A transmissão de dados parte de Curitiba para os outros Estados do Sul e a rede de longa distância de dados é administrada por um fornecedor que, segundo a GVT, já está trabalhando nos reparos, mas não há previsão de quando o conserto estará feito.

A TIM enviou um comunicado pouco antes das 16h: "A TIM informa que seus clientes na região Sul podem encontrar dificuldades para utilizar os serviços de voz e dados da operadora, devido a um triplo rompimento de fibra ótica da rede de transmissão que interliga os sistemas desses Estados com o restante do Brasil. Técnicos da TIM já atuam para correção do incidente e restabelecimento dos serviços o mais rápido possível."

Procurada pelo Terra, a Vivo enviou comunicado às 16h34. "A Telefônica | Vivo informa que, por volta das 13h00 de hoje, alguns clientes de Paraná e Santa Catarina podem ter encontrado dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados da empresa, devido a rompimentos de cabos de fibra óptica. A situação foi normalizada às 15h40 desta tarde, após mobilização de equipes técnicas e de todos os esforços para recuperação dos serviços no menor prazo possível".

De acordo com a Agência Brasil, a Claro também confirmou a instabilidade, causada por uma falha na rede de transmissão de um fornecedor e garante que a previsão de solução é nesta tarde.

Internautas reclamam na web
Usuários no Twitter reclamaram da situação, fazendo com que os nomes das empresas TIM e GVT fossem parar nos tópicos mais falados do microblog no País. "O que esta havendo com a GVT, TIM, VIVO - Todas sem Sinal - Acho que isso é um sinal para o fim do mundo...", disse no Twitter o usuário @Naypolin.

Já a usuária @anandazanini falou: "nao me importo de ficar sem internet gvt mas DEVOLVE O SINAL DA TIM =( MIMIMI". O usuário @OSGuilherme conta mais e pede: "Parece que foi a tempestade solar mesmo. Tim, Claro, Oi, Vivo 3G, GVT e o alarme do meu carro... Tudo louco", afirmou no Twitter.

A usuária @bicmuller também se pronunciou: "Um cabo se rompeu e comprometeu o sinal da TIM, GVT, Oi no SUL do país. É pouco ou quer mais?", disse. Já o usuário Rafael Andreotti, "@opeattack, afirma: "aparentemente um cabo de fibra ótica se rompeu e escangalhou o sinal da GVT e da TIM (...)".

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5739055-EI12884,00-GVT+TIM+e+Vivo+ficam+fora+do+ar+em+Estados+do+Brasil.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário