quinta-feira, 19 de abril de 2012

Empresas de países emergentes investem mais em mobilidade, aponta pesquisa com CIOs

A consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing Accenture lançou nesta quarta-feira, 18, um estudo mundial que mostra que o impacto da mobilidade no setor corporativo pode ultrapassar o efeito tido pela Internet sobre os negócios nos anos 1990.

Segundo o relatório, dois terços (67%) dos Chief Information Officers (CIOs) e outros profissionais de TI consultados acreditam que a mobilidade impulsionará seus negócios em nível semelhante ou maior do que o impacto tido pela Internet na década de 1990. A pesquisa também revela que mais de dois terços (69%) dos entrevistados consideraram alocar mais de 20% de seus orçamentos discricionários para promover capacidades de mobilidade para os negócios ainda este ano – havendo, nesse tópico, um forte contraste entre os executivos dos mercados emergentes (94%) e os que atuam nos países desenvolvidos (35%).

A pesquisa apontou ainda que 48% dos entrevistados dos mercados emergentes têm uma estratégia para mobilidade amplamente desenvolvida, enquanto apenas 12% dos entrevistados nos países desenvolvidos afirmaram ter estratégias encaminhadas no mesmo nível.

O estudo também indicou algumas áreas de preocupação, que podem atrapalhar a adoção de aplicações móveis pelas empresas. Nesse ponto, 50% dos entrevistados citaram a segurança como o principal fator que impede o atendimento de suas prioridades em mobilidade. Os fatores relacionados a custo e orçamento ficaram em segundo lugar (43%), enquanto a interoperabilidade com os sistemas atuais ficou em terceiro (26%).

A pesquisa ainda consultou os desenvolvedores de aplicativos móveis sobre a segurança dos atuais sistemas operacionais móveis. Segundo eles, nenhum dos sistemas operacionais mais utilizados para smartphones hoje é visto como totalmente seguro. Entretanto, mais de metade (53%) elegeu o sistema operacional da Apple iOS como o melhor nessa categoria, enquanto o Android ficou em segundo lugar, com 24%.

A pesquisa foi realizada em janeiro de 2012, com 240 profissionais de TI em 23 indústrias de 12 países, dentre os quais o Brasil.

Fonte: http://www.mobiletime.com.br/18/04/2012/empresas-de-paises-emergentes-investem-mais-em-mobilidade-aponta-pesquisa-com-cios/273673/news.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário