sexta-feira, 27 de abril de 2012

Passive optical network baratearia instalação de fibra óptica

Para o engenheiro e especialista em fibra óptica da TE Connectivity, Marcos Feitosa, uma maneira de aproveitar a fibra por preços adequados por exemplo é PON, passive optical network, “uma maneira de baratear a instalação com baixo custo e atender a demanda democraticamente”.

A solução PON fornece redes que têm um baixo custo de implementação e operação e oferecem conexões por fibra óptica compartilhada para condomínios, sites e residências (Fibra até Condomínios - FTTB, Fibra até a calçada - FTTC e Fibra até residências - FTTH).

Uma rede PON é uma rede óptica ponto-multiponto que viabiliza o compartilhamento de uma única fibra óptica entre diversos pontos finais (usuários). Não existem elementos ativos entre o equipamento do provedor de acesso (OLT) e o CPE (Customer Premises Equipment) instalado junto ao equipamento de aplicação do usuário. Desta forma, esta solução provê uma clara economia nos custos de operação, manutenção e implementação. Também a solução PON pode ser implementada por uma fração dos custos das redes ópticas ponto-a-ponto tradicionais.

Com a integração de produtos e serviços, a tendência é de que cada vez mais as operadoras precisem de capacidade de tráfego. “Por isso, a fibra óptica veio para ficar. As operadoras estão oferecendo banda larga, TV a cabo, vídeo on demand... As redes precisam suportar o tráfego e isso só será possível usam redes de fibra óptica. A Telefônica tinha metas agressivas de FTTH, mas as demais operadoras acabaram se movimentando, pois também tinham que ser competitivas, com produtos similares. Isso não tem diminuído investimento em ADSL, a procura desta tecnologia não tem diminuído”. Feitosa, no entanto acredita que o cobre tem um tempo de vida médio e será sobrepassado pela fibra.

A fibra compacta a informação em forma de luz a trafega o mais rápido possível, dependendo dos equipamentos usados para transmissão e recebimento. “A velocidade é a da luz, isto é, 300 milhões de metros por segundo. A diferença é grande quando comparada aos tradicionais cabos elétricos. Genericamente podemos dizer que toda informação gerada em um ano por uma pessoa seria transmitida em um segundo por fibra óptica”.

Para um consumidor residencial significa velocidades bem maiores (30, 50 100 Mbps para downloads e uploads). Aos que acessam a internet de um modo geral, a fibra óptica atende com muito mais eficiência e rapidez. “É muito importante entender como as coisas estão mudando no mundo. Cada vez mais as informações não serão localizadas mais em nossos computadores, mas sim, na chamada “nuvem”. Assim, você acessará estas informações (dados, filmes, redes sociais, etc), mas não precisará guardar as informações em seu equipamento para poder acessá-las”, salienta.

Com relação ao custo, atualmente o valor de uma rede em fibra óptica é muito próximo ao de uma rede em cobre, haja vista o aumento da escala de produção que permitiu a redução dos preços. “Os equipamentos ainda são onerosos, mas a tendência é a redução de valores ao longo do tempo. Existe a necessidade de construção de redes ópticas para levar o serviço a mais assinantes, isso demanda custo e tempo e é uma das razões de não disponível para todo mundo, mas é uma tendência, chegará naturalmente a todas as residências, esta condição de exclusivista não é verdade, será uma evolução natural. Há 15 ou 20 anos atrás o telefone também não era disponível para todo mundo. A fibra é mais acessível que há 5 anos e deve massificar ainda mais”.

Feitosa acredita que a Sociedade Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) deveria rever as especificações existentes para a telefonia e o cabeamento estruturado. Segundo ele, para as construtoras o momento é de revisão de suas especificações de projetos de dutos e passagens prevendo esta nova realidade. “Edifícios mais antigos foram projetados para receber uma operadora de telefonia e não cabos de CATV, cabos de CFTV, cabos de Telefonia, cabos de dados, entre outros. Hoje, os edifícios têm de conviver com vários provedores de serviços utilizando o mesmo caminho de passagem de cabos”.

Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/rede/categorias-de-rede/banda-larga/24104-passive-optical-network-baratearia-instalacao-de-fibra-optica.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário