domingo, 29 de abril de 2012

Acerte o plano da operadora e economize 67%

Estudo aponta que 87% dos consumidores erra ao escolher pacotes de celular e podem perder R$ 980 por ano

O Brasil tem mais de 250 milhões de linhas de telefone celular, mas um estudo desenvolvido pela empresa de análise Pricez e pela consultoria em telecomunicações Teleco revela que 87% dos usuários estão com o contrato de telefonia móvel errado. E a perda anual pode chegar, em média, a R$ 980.

Segundo o levantamento, isso acontece, entre outras razões, porque existem no Brasil cerca de 40 mil combinações de planos e promoções por DDD, o que dificulta o entendimento do consumidor sobre o melhor preço.

Diante desse cenário, encontrar a oferta mais adequada ao perfil de uso não é uma tarefa simples. Para ajudar os consumidores, as duas empresas lançaram, há cerca de uma semana, o site http://www.pricez.com.br/, que possibilita comparar os planos e as operadoras de acordo com o perfil de cada cliente.

O BOM DIA simulou duas situações: um consumidor de celular pré-pago, com recarga mensal de R$ 50 e duração média das chamadas de 10 minutos, e um consumidor pós-pago, que faça em média 150 chamadas, envie 100 mensagens de texto e use 200 MB de internet (veja quadro abaixo).
Nas duas situações, a operadora Oi tinha o melhor plano. Na modalidade pós-paga, a diferença entre o plano mais e o menos vantajoso, segundo o site, chega a 67%.

Segundo a Pricez, no modelo atual as operadoras são obrigadas a registrar as tarifas na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), mas são livres para oferecer qualquer valor abaixo da taxa registrada ou oferecer bônus ao cliente. Desta forma, as tarifas registradas são muito diferentes dos preços praticados no mercado.

QualidadeOutra questão importante a ser avaliada na hora de decidir por uma operadora é a qualidade do serviço oferecido. As maiores operadoras de celular do país sempre aparecem na lista das empresas mais reclamadas no Procon.

ReclamaçõesSegundo o ranking geral de atendimentos do Procon-SP, no acumulado do ano (até 26 de abril) o grupo Vivo, líder de mercado, aparecia em segundo lugar na lista das empresas mais reclamadas, seguido pela Claro, em terceiro lugar. A TIM ficou em oitavo na lista e o grupo Oi, em décimo. Confira o ranking pelo site  http://www.procon.sp.gov.br/.

Operadora e reclamaçõesVivo: 3.096
Claro: 2.529
Tim: 915
Oi: 754

Fonte: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/20173/Acerte+o+plano+da+operadora+e+economize+67%25

Nenhum comentário:

Postar um comentário