quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tablets se impõem no mercado de laptops e PCs

A preferência dos consumidores em 2012 será por laptops e tablets, revela pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). O estudo mostra que 32% dos consumidores no mundo todo têm a intenção de comprar um laptop, 24% manifestam a intenção de comprar um tablet e 22% demonstram interesse em adquirir um desktop.

O levantamento apura que a compra de laptops em 2011 ficou praticamente estável no mundo todo, passando de 60% em 2012 para 59% no ano passado. Já a aquisição de desktops apresentou queda no mesmo período, de 73% para 68%. No Brasil, a compra de desktops foi de 37% no ano passado, enquanto a de laptops foi de 16%.

O tablet da Apple é o 'desejo' de consumo. Tanto que quase metade (47%) dos consumidores pretende adquirir um iPad. O estudo ouviu 40.557 pessoas em 44 países. No Brasil, foram 2.002 entrevistas em âmbito nacional, com homens e mulheres de 16 anos ou mais, das classes A, B, C, D e E (critério Brasil).

Os tablets realmente se tornam a sensação do mercado de hardware. Segundo estudo da Forrester, globalmente, até 2016, serão vendidos 375 milhões de unidades. No ano passado, foram 56 milhões. "Os tablets não são os devices mais poderosos, mas são os mais convenientes. Eles se tornarão os dispositivos preferidos de milhões de pessoas no mundo todo. Note-se que ainda haverá inúmeros computadores pessoais (PCs) em uso – nosso estudo estima esse número em dois bilhões em uso em 2016, apesar do crescimento das vendas de tablets. Isso ocorrerá porque os tablets canibalizam apenas parcialmente o mercado de PCs", sustenta Frank Gillett, chefe de pesquisa da Forrester.

Durante a Rio Wireless 2012, que acontece nos dias 21 e 22 de maio, no Rio de Janeiro, o incremento da mobilidade pessoal e o seu impacto nos negócios no país será tema de debate. Para maiores informações, acesse: riowireless.com.br

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=30245&sid=8


Nenhum comentário:

Postar um comentário