quarta-feira, 25 de abril de 2012

Falha na rede de fibra ótica afeta internet e telefonia no Sul

O rompimento de cabos de fibra ótica interrompeu o serviço de telefonia e internet na tarde desta quarta-feira na região Sul. O problema afetou clientes de ao menos três operadoras.

Segundo a Anatel, clientes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram problemas com telefonia fixa, móvel e internet. A agência disse que o problema ocorreu próximo ao município de Campina Grande do Sul, no Paraná. Ainda não se sabe a causa do rompimento nem quantas pessoas foram afetadas.

A Telefônica Vivo afirmou que clientes do Paraná e Santa Catarina podem ter encontrado dificuldades por volta das 13h. A operadora diz que o serviço foi normalizado por volta das 16h30 após manutenção da rede.

Por meio de nota, a TIM informou que seus clientes "podem ter encontrado dificuldades para utilizar os serviços de voz e dados da operadora". A operadora também afirmou que os serviços foram restabelecidos às 16h30.

A GVT também confirma o problema em sua rede. Clientes de banda larga nos três Estados da região Sul podem perceber lentidão ou dificuldades de acessar sites desde o início da tarde, diz a operadora. Seus serviços voltaram às 16h, afirmou.

A empresa afirma ainda que dois dos três cabos danificados já foram consertados. A previsão é que o terceiro volte funcionar às 18h.

A operadora orienta os clientes a desligar os aparelhos, aguardar alguns segundos e religar em seguida. O procedimento, em muitos casos, faz com que os serviço volte ao normal quando atendido pelos dois cabos consertados.

A Claro informou que seus assinantes no Paraná também podem ter sido afetados pela instabilidade no sistema a partir das 13h25. Segundo a operadora, o problema deve ser solucionado ainda hoje.

A Folha aguarda posicionamento da Oi.

A Copel (Companhia Paranaense de Energia), que também atua no ramo de internet e telefonia para clientes corporativos, disse que todos os seus 1.600 clientes ficaram sem serviço na tarde de hoje. Segundo a Copel, o cabo rompido é operado pela multinacional Global Crossing.

Procurada, a Global ainda não emitiu nenhum comunicado sobre o suposto rompimento de seus cabos.

Reclamações de usuários pelo Twitter levaram os nomes das três operadoras à lista dos assuntos mais comentados do país no microblog.

"Sinal da TIM está fora, sinal da Vivo morto, sinal da Oi ainda prestando e Claro, com sinal escuro", diz um usuário no Twitter. Outro internauta questionou se a falha era local. "TIM e Vivo fora de área aqui em Santa Catarina. É só aqui?".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1081328-falha-na-rede-de-fibra-otica-afeta-internet-e-telefonia-no-sul.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário