A videoconferência ganha cada vez mais espaço nas comunicações corporativas, conforme mais e mais companhias optam por tecnologias que suportam o recurso. Ainda assim, a voz sobre protocolo IP (VoIP) continua um dos maiores produtores de receita da indústria, e deve continuar crescendo pelo menos até 2015.
Dois relatórios recentes – da Infonetics Research e da TechNavio – apontam para uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de aproximadamente 17% entre 2011 e 2015.
O relatório da TechNavio espera que o mercado global de VoIP seja impulsionado por uma forte demanda pelo serviço e pela migração contínua das redes de voz legadas para o VoIP. Adverte, no entanto, que enquanto a taxa de crescimento pode bater 16,6%, a queda do preço dos equipamentos de VoIP e a competição entre fabricantes de IMS pode causar algum impacto.
Em uma pesquisa recente, no entanto, a Infonetics diz que a receita obtida pelos provedores de serviços com assinantes VoIP residenciais e de home offices “esconde o que eles conseguem com os grandes negócios”. Segundo observa Diane Myers, analista diretora para VoIP e IMS da Infonetics, “o segmento corporativo está crescendo duas vezes mais rápido, graças em boa parte a popularidade crescente do SIP trunking e de serviços gerenciados de VoIP e comunicações unificadas (UC). A adoção de serviços de VoIP entre os segmentos residencial e corporativo continua a subir, e esperamos forte crescimento global das receitas ao menos nos próximos cinco anos.”
A Infonetics aponta em seu relatório que os provedores globais obtiveram US$ 50 bilhões em receita do segmento residencial/home office com serviços de VoIP em 2011, aumento de 16% frente a 2010. O relatório também diz que o número de pontos de atendimento (PAs) em serviços hospedados de VoIP e UC está a caminho de mais que dobrar entre 2012 e 2016. O número de assinantes de VoIP residenciais e home office cresceu 14% em 2011, para mais de 178 milhões em todo o mundo, conforme os consumidores optam cada vez mais por linhas de voz não fixas.
O ano também registrou um salto das receitas com serviços de SIP trunking de 128%, conforme as empresas continuam a se mover rumo a flexibilidade, centralização de recursos e efetiva conectividade de voz proporcionada pela tecnologia.
As receitas com PBX hospedado e serviços de UC cresceram junto com a demanda por serviços baseados em nuvem.
A NTT foi o maior provedor de serviços de VoIP do mundo em 2011, com perto de 7% dos assinantes residenciais e de home office globais, seguida pela Comcast e France Télécom.
Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/component/content/article/23940-provedores-faturam-us-58-bilhoes-com-voip-em-2011.html


Nenhum comentário:
Postar um comentário