domingo, 8 de abril de 2012

Ingresso de empresas de telefonia no ramo da TV por assinatura provoca queda nos preços

Com a crescente oferta de TVs por assinatura no país, o serviço tende a ficar cada vez mais acessível a clientes. A concorrência no mercado, acirrada neste ano pelo ingresso de operadoras de telefonia no segmento, resultou em pacotes com preços reduzidos.

Ainda concentrado entre Net e Sky, que detêm juntas 85% do mercado no país, o segmento de TV por assinatura começou a se movimentar neste ano com a entrada de empresas de telefonia no serviço via satélite. As primeiras a explorar o segmento foram Oi, GVT e Claro (nova denominação da TV Embratel), com competição de preços e canais oferecidos.

A entrada das empresas de telecomunicações no segmento fez crescer também a oferta de pacotes casados de serviços: os chamados combos. Em uma mesma assinatura, o consumidor pode contratar celular, internet e TV paga, por exemplo.

— Na compra de um combo, o cliente geralmente consegue um preço mais baixo, o que torna ainda mais tentador a contratação dos serviços — avalia Eduardo Tude, presidente da Teleco, empresa de consultoria especializada em telecomunicações.

Pequeno prestador também poderá oferecer o serviço
Atualmente, são 13,3 milhões de assinantes de TV no país — número que representa 24% das 55 milhões de residências no Brasil. A disputa provocada pela entrada de novas operadoras deve provocar um salto expressivo no número de assinantes nos próximos anos.

— O mercado mudou muito pouco ainda em relação ao que irá mudar daqui para a frente — afirma Alexandre Annenberg, presidente executivo da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

Com a nova regulamentação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começará a liberar as 600 outorgas (direito de oferecer o serviço de TV paga) em análise. O custo de uma outorga é de R$ 9 mil.

— Pequenos prestadores também terão oportunidade de oferecer o serviço em qualquer cidade, sem nenhum tipo de obrigação de cobertura — explica Marconi Thomaz de Souza Maya, superintendente de comunicação de massa da Anatel.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/04/ingresso-de-empresas-de-telefonia-no-ramo-da-tv-por-assinatura-provoca-queda-nos-precos-3719957.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário