Infraestruturas puramente IP podem render economias de 43% às empresas, se comparadas aos sistemas tradicionais de PABX. É o que revela um estudo da Siemens, segundo o qual a força de trabalho cada vez mais móvel está forçando mais empresas a adotarem tecnologia de nuvem - além de treinamento e contratação de pessoal -, o que muitas vezes atrasa a migração para plataformas de comunicação unificada (UC).
A Siemens diz ter analisado práticas de comunicação corporativa em todo o mundo, incluindo a influência da computação em nuvem e da mobilidade nas infraestruturas de comunicações. O estudo foi realizado pela ReRez Research em janeiro. Foram entrevistados mais de 1,1 mil empregados de empresas com mais de 500 funcionários nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, China, Índia, Brasil, Rússia e Suécia.
"Comunicações unificadas baseadas em IP não só simplificam a produtividade para os usuários finais, como também poupam dinheiro às empresas", diz Chris Hummel, presidente da Siemens na América do Norte e CMO. "As comunicações corporativas estão em transição - do PBX para o IP e rumo à nuvem."
O potencial de economia está estimulando um ambiente puramente IP, disse a Siemens, com as empresas frequentemente adotando ambientes híbridos durante a transição para mitigar o risco e proteger os investimentos existentes. Rodar comunicações IP junto com PBXs legados é a abordagem mais comum, sendo que 91% dos respondentes relataram este método.
O estudo também analisou como a força de trabalho móvel está afetando empresas e impulsionando a adoção de serviços em nuvem. Segundo a Siemens, a maioria das empresas tem apenas 20% de terminais dedicados a telefones na sede, enquanto o maior número de terminais (39%) é dedicado aos telefones remotos e filiais, seguido por telefones móveis (33%).
Sem surpresa, o estudo também revelou que hoje cerca de um terço dos operadores de call center trabalham em casa.
Quanto à implantação da nuvem, apenas 16% dos entrevistados tem acesso esses serviços; 45% relataram que cloud faz parte de seu plano de comunicação para 2012, com os inquiridos declarando preferência pela nuvem privada ao invés da nuvem pública em uma proporção de quase três para um. As principais aplicações que as empresas planejam implantar na nuvem são colaboração web, UC e videoconferência.
Mais de 90% dos entrevistados listaram a colaboração, UC e videoconferência como as tecnologias discutidas para 2012, e mais da metade dos entrevistados já usam esses recursos. Disseram também que muitas vezes os departamentos de TI não tem as habilidades necessárias para implantar novas tecnologias, especialmente computação em nuvem. Mais de metade dos inquiridos consideram que o cenário de TI tornou-se demasiado complexo, o que, combinado com um conjunto de habilidades limitadas e altas taxas de rotatividade, pode facilmente prejudicar a adoção de nuvem e UC.
Rumo à UC
Na pesquisa, a Siemens estabeleceu um roteiro para empresas que queiram se mover rumo às comunicações baseadas em IP.
- Procure uma arquitetura de software nativa baseada em SIP e uma plataforma que centralize e gerencie conferências, colaboração e mensageria por meio de voz, vídeo, texto e mídias social;
- Considere a nuvem para diminuir problemas de pessoal e complexidade;
- Considere um servidor de gerenciamento de sessão centralizado para ajudar a mitigar o custo de execução de um PBX combinado a infraestrutura IP;
- Considere serviços gerenciados para ajudar a atenuar problemas de pessoal;
- Atenda as necessidades de mobilidade com flexibilidade e um conjunto completo de recursos em mente.
Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/telefonia-ip/categorias-de-telefoniaip/comunicacao-unificada/23624-sistemas-ip-sao-43-mais-economicos-que-pbx-diz-pesquisa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário