sábado, 24 de março de 2012

Serviços de telefonia irritam usuários e empresas ignoram a todos

Umuarama - A relação entre consumidor e operadoras de telefonia é, muitas vezes, conflituosa. Diariamente a redação do jornal Umuarama Ilustrado recebe várias reclamações de usuários insatisfeitos com os serviços prestados. De acordo com o Procon de Umuarama os problemas passam pelo atendimento ao cliente (SAC), cobrança, planos de fidelização até assistência técnica. Entre as lideres de aborrecimento ao cliente está a Oi, na telefonia fixa, e a Tim, com os telefones móveis.

Segundo o coordenador do Procon/Umuarama, Sandro Gregório, muitos umuaramenses procuram o unidade indignados com o descaso do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) das empresas telefônicas. “Temos registros de pessoas que ficaram mais de 1h esperando para serem atendidas pelo SAC e não conseguiram seu objetivo, cancelar sua linha a telefônica”, informou. Para resolver esse problema e auxiliar os clientes o Procon instituiu o seu próprio SAC.

Mas a ousadia das operadoras telefônicas vai além, com a cobrança indevida de pacotes e serviços de internet. “As reclamações são inúmeras, mas a cobrança de serviços e a inclusão de internet na conta sem o cliente ter solicitado são as mais corriqueiras. Quando o transtorno ao cliente é identificado os atendentes do Procon tentam resolver conversando, se não for solucionado é efetuado uma multa e se persistir o erro vai para execução fiscal”.

Nos últimos meses foram registradas 274 reclamações contra as operadoras telefônicas fixa e móvel. Porém esses números já foram maiores, garante Gregorio. “Com o trabalho intensivo dos agentes do Procon e a efetivação das multas, as operadoras perceberam que o consumidor não está mais sozinho, ficando mais difícil levar o cliente ao erro. Por isso alertamos as pessoas com problemas com esse serviço, para procurar seus direitos junto ao Procon. Só assim conseguiremos promover o direito do consumidor e educar as operadoras”, ressaltou.

Produtos ultrapassam serviços
Os atendimentos referentes a prestações de serviços, especialmente no setor de telefonia, lideraram o ranking de reclamações do Procon de Umuarama por muito tempo. Desde 2011, no entanto, os casos relacionados a produtos com defeito ultrapassaram o setor de serviços e passaram à ponta da lista. De acordo com os dados apresentados, as reclamações sobre produtos chegaram a 626 em 2011, enquanto o setor de serviços teve 274 casos. No ano de 2011, além dos setores de produtos e serviços, o Procon abriu 425 procedimentos relacionados a assuntos financeiros, 29 relativos a planos de saúde, 18 resultantes de fiscalização, 12 de consórcios e quatro do setor de alimentos. No início de 2012 o órgão já contabiliza 89 processos do setor financeiro, 20 de fiscalização, 12 de planos de saúde e quatro de consórcios.

Fonte: http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Servi%C3%A7os%20de%20telefonia%20irritam%20usu%C3%A1rios%20e%20empresas%20ignoram%20a%20todos&NotID=20894

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