terça-feira, 20 de março de 2012

Operadoras europeias insistem no bloqueio do tráfego VoIP

Um regulador de telecomunicações da Europa está acusando as operadoras de telecomunicações do continente de rotineiramente utilizarem rotinas de gerenciamento para interferir com o tráfego VoIP, e também o oriundo de compartilhamento de arquivos via peer-2-peer (P2P).

Dados de aproximadamente 400 operadoras europeias – 250 fixas e 150 móveis – mostram que bloqueios de chamadas VoIP, especialmente em redes móveis, é comum. O estudo foi realizado pelo Organismo dos Reguladores Europeus para Comunicações Eletrônicas (BEREC).

"As práticas de gestão de tráfego mais frequentemente relatadas são o bloqueio e/ou otimização de tráfego P2P, em redes fixas e móveis, bem como o bloqueio de tráfego de voz sobre IP (VoIP), principalmente nas redes móveis, geralmente com base em cláusulas contratuais específicas”, disse a BEREC. "Quando o bloqueio/otimização é implementada na rede, normalmente é feita através de inspeção profunda de pacotes (DPI)."

A BEREC disse que as formas de gerenciamento variam de mercado para mercado. Cerca de 25% dos entrevistados justifica essas práticas de gestão com base em preocupações de "segurança e integridade". Para a BEREC, fornecer aos consumidores informações sobre suas limitações de acesso à internet é "fundamental".

A Skype tem travado uma batalha com operadoras que bloqueiam chamadas a partir de suas redes. Em novembro, a Ofcom, que regula o sistema de telecomunicações britânico, disse que os prestadores de serviços móveis que restringem as chamadas de VoIP estão, na verdade, bloqueando também a inovação. Se as operadoras não cederem diz a Ofcom, medidas podem ser tomadas.

Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/telefonia-ip/categorias-de-telefoniaip/voip/23746-operadoras-europeias-insistem-no-bloqueio-do-trafego-voip.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário