quarta-feira, 21 de março de 2012

Cisco amplia portfólio wireless com foco em BYOD

As empresas estão enfrentando cada vez mais a exigência dos funcionários pelo uso de seus próprios dispositivos no ambiente de trabalho. E eles também querem flexibilidade de tempo, espaço e modo na forma como trabalham. Segundo um relatório recente da Cisco, 40% dos estudantes universitários e jovens profissionais disseram que aceitariam um emprego que pagasse menos, contato que oferecesse mais flexibilidade em relação à escolha de aparelhos e mobilidade.

Para ajudar as empresas a atender a essas demandas, a Cisco anunciou esta semana uma abordagem que promete unificar políticas, suportar uma melhor experiência de usuário e simplificar a gestão das organizações de TI além da etapa básica de conectar os aparelhos dos usuários à rede corporativa.

“O BYOD não envolve apenas conectar aparelhos de usuários e permitir acesso a convidados. Trata-se do que você faz depois disso – é aí que as coisas ficam interessantes”, diz Rebecca Jacoby, vice-presidente sênior e CIO da Cisco. “A Cisco vai além daquele primeiro passo para oferecer às empresas uma solução completa para abordar o fenômeno BYOD.”

A abordagem holística se baseia na arquitetura Borderless Network, e inclui uma política unificada através redes LAN wired, wireless, celular e VPN, alcançada por meio de melhorias no Identity Services Engine (ISE, ou Dispositivo de Serviços de Identidade Cisco). Esse recurso promete fácil auto-provisionamento de dispositivos de usuários e integrações de políticas com as soluções de gestão de dispositivos móveis (MDM, de mobile device management).

Também inclui a experiência de usuário ao longo de toda a rede wired/wireless por meio de atualizações da infraestrutura LAN wireless com o Cisco Unified Wireless Network Software 7.2. As atualizações prometem até o dobro de escalabilidade de vídeo para transmissão de vídeo multicast, permitem que um controlador suporte até 30 mil aparelhos, e oferecem suporte de IPv6 para aparelhos de clientes. Essas atualizações podem ajudar a melhorar a qualidade de aplicativos de colaboração como o Cisco Jabber e WebEx com vídeo em tempo real através da rede.

O Prime Assurance Manager e o Prime Infrastructure, para gestão simplificada de operações e redes, também estão no pacote, e ajudam os profissionais de TI a entender o desempenho do aplicativo a partir da perspectiva do usuário, acelerar a solução de problemas e reduzir os custos de operação.

Novidades
A Cisco também anunciou melhorias no ISE para incluir recursos como o Zero-touch On-boarding. O ISE 1.1MR orienta os usuários passo-a-passo para auto-provisionar seus próprios aparelhos no momento mais conveniente, sem onerar a equipe de TI.

Para proteger os dados e reforçar a adequação dos dispositivos móveis, a Cisco está trabalhando com fornecedores de MDM, incluindo AirWatch, Good Technology, MobileIron e Zenprise para integrar suas soluções ao ISE. Com essa integração o departamento de TI pode usar o ISE para definir políticas que ajudem a assegurar que os aparelhos móveis estejam inscritos no MDM e adquirir visibilidade e controle sobre acesso final baseado em políticas como requisitar uma trava pin, desabilitar aparelhos desbloqueados ou apagar remotamente os dados de aparelhos perdidos ou roubados.

A Cisco também está atualizando sua estrutura de wireless LAN com o Cisco Unified Wireless Network Software 7.2, que otimiza a rede para transmissão de vídeo multicast para que os usuários possam sintonizar eventos de vídeo da empresa no aparelho e local de sua preferência. O VideoStream também permite que a área de TI priorize a transmissão de vídeo através da rede sem fio.

Com a atualização, um controlador pode suportar até 3 mil pontos de acesso e 30 mil clientes, possibilitando, diz a Cisco, uma rede wireless flexível e escalável capaz de suportar maiores capacidades ao mesmo tempo em que reduz custos operacionais.

O Cisco Unified Wireless Network Software 7.2 também está disponível para controladores embutidos nos Roteadores G2 de Serviços Integrados e Switches Cisco Catalyst da Série 6500.

Gerenciamento
As novidades da Cisco incluem inovações no portfólio Cisco Prime, incluindo o Prime Assurance Manager 1.1, plataforma de gestão que promete visibilidade simples e completa sobre o desempenho do aplicativo através de redes e aparelhos wired/wireless. Essa visibilidade adicional permite que a área de TI entenda e rastreie o desempenho do aplicativo do usuário, identifique rapidamente a localização exata do problema de desempenho de um aplicativo e o corrija na primeira tentativa, economizando tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação do usuário.

Já o Prime Infrastructure 1.1 oferece um pacote fechado para a gestão completa de ciclo de vida através da infraestrutura wired/wireless, com portfólios de gestão de novas ramificações para controlar componentes individuais de ramificações. Esse pacote proporciona à área de TI um local único para o planejamento, implementação e gestão contínua da infraestrutura da Cisco.

Disponibilidade
O Cisco Unified Wireless Network Software Release 7.2 já está disponível globalmente. Já o ISE 1.1MR deverá estar disponível globalmente no fim de 2012, assim como a integração com o MDM. O Prime Assurance Manager 1.1 e Prime Infrastructure 1.1 já estão disponíveis em todo o mundo.

Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/rede/categorias-de-rede/wireless/23762-cisco-amplia-portfolio-wireless-com-foco-em-byod.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário