quinta-feira, 22 de março de 2012

Mercado de WLAN bate recorde histórico

A empresa de pesquisas de mercado Infonetics divulgou esta semana um relatório, referente ao quarto trimestre de 2011, sobre o mercado de equipamentos para redes sem fio, telefones WiFi e switches Ethernet. E o resultado não podia ser mais claro: o mercado global de equipamentos para wireless LAN (WLAN) bateu o recorde histórico trimestral de US$ 893 milhões, 1% acima do recorde anterior de US$ 880 milhões registrado no terceiro trimestre deste ano.

"As vendas em 2011 de equipamentos para redes corporativas sem fio indicam que as empresas estão correndo para atualizar sua infraestrutura, a fim de suportar a onda de dispositivos em suas redes", pondera Matthias Machowinski, diretor analista para redes corporativas e vídeo da Infonetics Research. "Embora a maior parte dos gastos ainda seja em switches Ethernet cabeados - e assim deve continuar por algum tempo -, o crescimento está vindo dos equipamentos de rede sem fio, com crescimento de 24% em 2011."

As vendas de equipamentos de wireless LAN tiveram forte crescimento de dois dígitos na comparação ano a ano por nove trimestres consecutivos. A demanda foi bem equilibrada entre as grandes regiões do mundo, todas registrando 20% ou mais de crescimento anual.

No caso dos pontos de acesso (PAs), as vendas de 2011 cresceram mais do que a receita, saltando 32% e cruzando a marca das 7 milhões de unidades. Os PAs com o padrão 802.11n representam atualmente cerca de 75% de todas as vendas. Devido principalmente ao declínio dos preços, a forte taxa de crescimento do mercado de WLAN deve diminuir, mas voltar com força em 2015 devido à adoção da tecnologia 802.11ac.

"Com o wireless ocupando uma parcela cada vez maior dos gastos das empresas, os fornecedores devem ter estratégias bem desenvolvidas para atender as necessidades crescentes de seus clientes", diz Machowinski.

A líder de mercado Cisco teve que lidar com uma pressão significativa da concorrência para todo seu portfólio de produtos em 2011. No mercado de WLAN não foi diferente, embora tenha mantido a liderança com participação próxima aos 50%. Na segunda posição do ranking vem a especialista em WLAN Aruba, que reforçou a posição em 2011, enquanto HP e Motorola continuam lutando pelo terceiro lugar.

Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/negocios/categorias-de-negocios/pesquisas/23768-mercado-de-wlan-bate-recorde-historico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário