sábado, 31 de março de 2012

Telefonia é o setor que mais gera reclamações no Procon

Nenhum setor gera tantas queixas dos consumidores maringaenses quanto o de telecomunicações. Quase um quarto das reclamações feitas ao Procon do município, ano passado, foi contra operadoras de telefonia fixa e móvel. A empresa líder do ranking de reclamações é a Oi Brasil Telecom, seguida da TIM Sul.

Em 2011, a Oi teve registrada no Procon 2.402 reclamações. Apesar de estar em primeiro na lista, a operadora corrigiu erros e melhorou a situação. Em 2010, quando ainda possuía unidade em Maringá, a empresa foi alvo de 3.285 queixas no órgão.

"Dadas as multas que tivemos que aplicar, a Brasil Telecom escolheu Maringá para abrir sua primeira loja no Paraná. Foi o primeiro passo que a empresa deu para atender melhor ao consumidor e diminuir a quantidade de autuações", disse o diretor do Procon de Maringá, Dorival Dias.

A TIM, no entanto, fez o caminho inverso. De 2010 para 2011, as reclamações de clientes descontentes saltaram de 1.436 para 1.773. "A situação piorou, mesmo com as autuações feitas pelo Procon. No ano passado, a TIM muitas vezes sequer mandava propostas de negociação, desrespeitando plenamente os direitos do consumidor."

Os problemas na telefonia móvel crescem gradualmente e, na avaliação de Dias, só serão sanados com uma política nacional. "A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não pode liberar novas concessões para essas empresas enquanto não resolverem os problemas pendentes."

Queixas
Demora no atendimento, serviço fora do ar e aparelhos com defeito estão entre alguns dos problemas levados pelos consumidores ao Procon. Contudo, nenhum chega perto do número de reclamações por cobrança indevida.

De acordo com o Procon, o problema ocorre principalmente quando o consumidor aceita algum plano oferecido pelas operadoras por telefone. A promessa de que o novo plano será vantajoso, informa Dias, nem sempre é cumprida. O contratante não demora a notar que o novo plano saiu mais caro do que o anterior.

A dica do Procon é conversar diretamente com o gerente, na loja, e não aceitar ofertas feitas por telemarketing. "Digo sempre às pessoas: não aceitem serviços que prometem reduzir a conta no final do mês porque é pegadinha", diz o chefe do Procon em Maringá. "A empresa só oferece algo quando é vantajoso para ela, não para consumidor."

Dados
Das 12 empresas que mais geraram reclamações no Procon de Maringá em 2011, seis são da área de telefonia. Foram 5.318 queixas contra o segmento, o que representa 22,89% do total de reclamações. Apenas contra empresas de telefonia celular, os atendentes do Procon abriram 2.827 processos.
O problema se repete em outras cidades e Estados. No ranking do Procon do Estado de São Paulo, das 20 primeiras empresas na lista de reclamações, também em 2011, seis são telefônicas: TIM (5º), Telefónica (6º), Oi (7º), Embratel (16º), Claro (17º) e Net (19º).

Fonte: http://digital.odiario.com/zoom/noticia/558961/telefonia-e-o-setor-que-mais-gera-reclamacoes-no-procon/

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