segunda-feira, 19 de março de 2012

Setor de distribuição de TI tem recuo no número de postos de trabalho

Apesar de alcançar um crescimento de 7,6% no faturamento em 2011, o setor de distribuição de tecnologia da informação teve um recuo de 4% no número de profissionais empregados pela área. Os dados são da pesquisa anual da Associação Brasileira dos Distribuidores de TI (Abradisti) realizada com 86 empresas, que representam 95% do mercado.

Segundo o presidente da Abradisti, Mariano Gordinho, a queda no número de postos de trabalho foi um ajuste natural do mercado. “À medida que se aumenta o volume de vendas, espera-se mais eficiência operacional, o que resulta em ajustes na estrutura do setor”, explica. Ele também atribui a diminuição ao maior volume de vendas realizadas pela internet, o que exige menos profissionais na área. Para 2012, o setor espera crescer entre 7% e 9% em faturamento. Gordinho acredita que essas taxas causem algum incremento de mão de obra, mas não projeta que seja o suficiente para voltar aos índices anteriores a 2011. “Considero esse um ajuste do sinal dos tempos”, justifica.

Responsável pela logística e distribuição de produtos de fabricantes da área de tecnologia para revendedores, o mercado de distribuição de TI gera hoje 9.900 postos de trabalho, o que inclui mão de obra operacional tradicional e profissionais mais especializados que atuam nas áreas de vendas e suporte. Segundo Gordinho, a maior parte dos profissionais possui formação em administração e marketing, mas o setor exige conhecimento técnico dos produtos, para facilitar a relação com os revendedores. “Não há formação acadêmica específica para atuar no setor e, em geral, os profissionais são treinados nas próprias empresas”, explica. De acordo com ele, essa formação não acompanha a velocidade com que os profissionais são demandados. 'O setor sobrevive com um rodízio constante de mão de obra', completa.

Fonte: http://www.abradisti.org.br/site/noticias.php?id=1181

Nenhum comentário:

Postar um comentário