sexta-feira, 2 de março de 2012

"Grande firewall" falha e chineses conseguem acessar Facebook

O grande firewall chinês foi desligado temporariamente e alguns usuários conseguiram acessar Facebook, Twitter, YouTube e outros sites bloqueados no país, de acordo com a Reuters.

Não se sabe a causa da falha, mas alguns usuários chineses relataram que conseguiram acessar sites bloqueados de seus celulares e desktops durante segunda e terça-feira (27/02 e 28/02). "Usei o Facebook pela primeira vez na vida", disse o estudante Zhang Wenjin, em entrevista para a agência de notícias.

Alguns chineses aproveitaram a brecha para encher a página do presidente dos Estados Unidos Barack Obama no Google+ de mensagens. "O governo chinês não representa o povo", disseram alguns, aproveitando o período de liberdade de expressão.

"É importante deixar o mundo saber dos planos do Partido Comunista Chinês contra a China e o povo chinês", alertavam.

A liberdade durou pouco e, na quarta-feira (29/02), o acesso à internet estava novamente restrito.

A China possui mais de 500 milhões de usuários de internet, mas o acesso é limitado pelo governo. O regime ditatorial do país não permite a liberdade de expressão e bloqueia sites que podem permitir que sua população se manifeste contra o governo.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/grande-firewall-falha-e-chineses-conseguem-acessar-facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário