terça-feira, 8 de maio de 2012

Univali lança rede WiFi para 10 mil usuários simultâneos

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, inaugurou no fim de abril uma rede WiFi de alta densidade para alunos e funcionários. Com infraestrutura da Ruckus Wireless, o projeto utiliza a tecnologia Smart WiFi, que amplia a cobertura dos sinais wireless e evitam interferências. O projeto contou ainda com consultoria da Live Consult (de Vitória, Espírito Santo) e da integradora Smart Wave (de São Paulo, capital).

Objetivando substituir a rede sem fio implantada em 2009 por solicitação da reitoria – e que atendia um percentual mínimo de usuários apenas nas áreas de lazer do campus –, a universidade investiu na implantação de um sistema de rede sem fio de alta capacidade e desempenho para tornar o acesso à internet possível à toda universidade. E com o máximo possível de usuários simultâneos.

“Já tínhamos um serviço wireless, mas havia muita reclamação”, explica Ruth Broglio Silveira, gerente de TI da Univali. “A solução que tínhamos não era robusta ou profissional. Desde lá as coisas mudaram muito, e a conectividade é algo que queremos em todos os momentos.”

A rede foi criada para atender alunos e professores em 100% do espaço físico do campus, e ainda não suporta atividades administrativas (a rede cabeada é responsável pelo tráfego de dados da instituição). Implantada em pouco mais de cinco meses, é capaz de suportar 10 mil acessos simultâneos nas oito unidades espalhadas em Santa Catarina. Atualmente registra picos de 1.500 usuários.

Para alcançar esses números foi necessário, claro, ampliar a capacidade não só do roteador da instituição, mas também da conectividade. Os dois links de 50 Mbps cada (fornecidos pela Oi e pela Intelig) foram substituídos por dois links de 200 Mpbs (da Oi e da Rede Nacional de Pesquisa, a RNP).

A Univali fez um estudo bastante detalhado antes de adotar as soluções de rede sem fio da Ruckus. Várias instituições foram visitadas, provas de conceito com todos os fabricantes foram feitas e os requisitos necessários foram testados. “A principal diretriz era a densidade, pois há muitos usuários simultâneos na rede da universidade”, explica Ruth. “A fabricante que entregou mais performance sob essa condição foi a Ruckus. O envolvimento direto da fabricante também foi um diferencial, trouxe segurança.”

A segurança, aliás, foi outro fator considerado com seriedade. Afinal, entram todos os dias na rede dispositivos pessoais dos usuários, suscetíveis a espalhar malwares na rede. Foram adotadas soluções de firewall da SonicWall. Além disso, um software de gerenciamento só permite acessos identificados à rede. Alunos, funcionários e professores recebem login e senha automaticamente; já os visitantes precisam se cadastrar.

“O departamento de comunicação da universidade mapeia as redes sociais em busca de comentários dos alunos e outros usuários, e o retorno tem sido positivo. Por enquanto estamos muito felizes”, comemora Ruth.

Educação online
Os investimentos em tecnologia há tempos deixaram de ser tendência apenas entre grandes empresas do setor industrial e comercial. No setor de educação, este tipo de investimento desponta como prioridade nas universidades e outras instituições de ensino. Muitas delas demonstram a preocupação de manter uma infraestrutura que considere o crescimento no uso de dispositivos móveis, como notebooks e tablets, por professores, funcionários e estudantes.

“A vertical de educação é uma grande aposta da empresa no mundo todo”, diz André Queiroz, diretor para enterprise na América Latina da Ruckus Wireless. “Isso ocorre em função da mudança do perfil de uso dos dispositivos móveis em escolas e universidades. Os tablets recebem cada vez mais material didático, e eles precisam de uma rede WiFi para acessar conteúdo, uma vez que o 3G não oferece performance suficiente na maioria dos lugares.”

Segundo o executivo, as instituições de ensino tendem a comprar tecnologia, mas não serviços das operadoras. Isso se deve a necessidade de grande capilaridade, e as revendas “estão bem preparadas, assim como as próprias escolas, que possuem departamentos de informática que já cuidam desses equipamentos”.

Os equipamentos da Ruckus, explica o executivo, atendem as instituições de ensino, que demandam atendimento em ambientes grandes, de alta densidade, diversidade de dispositivos e tráfego de dados. “Hoje os recursos multimídia, inclusive vídeos, são usados como ferramenta de ensino”, diz Queiroz.

Apesar das exigências complexas, escolas e faculdades raramente possuem recursos abundantes para investir em soluções de conectividade. “As soluções da Ruckus se diferenciam por utilizar a tecnologia BeamFlex, que utiliza uma antena inteligente, com mais performance, e que direciona o sinal, diminuindo o número de antenas necessárias para atender áreas maiores”, explica o executivo.

Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/rede/categorias-de-rede/wireless/24206-univali-lanca-rede-wifi-para-10-mil-usuarios-simultaneos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário