segunda-feira, 7 de maio de 2012

Gartner: operadoras devem investir em planos multidispositivos

Oferta aproveitará explosão dos smartphones

Conforme o número de devices conectados às redes 3G e 4G aumenta, os consumidores e as pequenas empresas vão exigir planos de dados com tarifas que considerem multidispositivos, segundo um relatório divulgado pela Gartner. Essas ofertas para mais de um dispositivo móvel será um fator chave na expansão das receitas com dados móveis nos EUA, de US$ 81,4 bilhões em 2011 para US$ 151,9 bilhões em 2016.

“Os planos de tarifas para dados móveis nos EUA cresceram drasticamente nos últimos sete anos devido ao grande sucesso dos smartphones, tendo se tornado-se fontes de receita fundamentais para os provedores de serviços de telecomunicações”, explica Hugues de la Vergne, analista diretor de pesquisas da Gartner. “Historicamente, as operadoras tem se focada estritamente em planos de dados individuais. Agora o mercado americano deve observar a primeira transformação real, com planos de dados que compartilham uma quantidade especifica de dados entre múltiplos dispositivos.”

As operadoras devem adotar estes planos multidispositivos para tirar vantagem da expansão da conectividade via redes móveis em eletrônicos de consumo ou, segundo a Gartner, se verão em considerável desvantagem competitiva frente aos competidores.

“Com os serviços em nuvem pessoal crescendo em 2012, a conectividade via celular se torna mais importante, pois os usuários finais vão querer acessar conteúdo a todo momento, não só quando estão em áreas WiFi”, diz Vergne.

Reduzir o churn é uma das métricas mais críticas para as operadoras, diz a Gartner. Por ter vários dispositivos com diferentes ciclos de substituição ligados a rede do provedor de serviços, o usuário final se torna menos propenso a mudar de operadora, se comparado a um assinante que tem apenas um telefone móvel.

Os produtores de dispositivos devem incorporar conectividade via redes móveis em mais dispositivos de consumo para obter margens mais elevadas, ou tentar obter subsídios das operadoras e usar a integração entre dispositivos como diferencial competitivo. O lançamento de planos de dados multidispositivos será uma das principais causas do aumento das vendas de dispositivos conectados, incluindo smartphones. A Gartner estima que serão 311,7 milhões de unidades vendidas em 2016. Os fornecedores de dispositivos, diz o relatório, sofrem uma crescente ameaça de comoditização, e precisam continuar inovando para evitar o elevado nível de concorrência que tomou conta do mercado.

“Apesar dos altos custos da personalização do sistema de faturamento e da baixa receita das operadoras com planos de dados, os riscos de não oferecer planos multidispositivos e, portanto, estar em desvantagem competitiva são muito grandes”, diz Vergne. “A receita com dados deverá crescer para 65% do total das receitas com serviços sem fio nos EUA em 2106, com os serviços de voz caindo para 35%. Conduzindo a explosão estará a demanda por conteúdo de vídeo móvel, que deve impulsionar as vendas de dispositivos de tela grande, como os tablets.”

Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/rede/categorias-de-rede/wireless/24193-gartner-operadoras-devem-investir-em-planos-multidispositivos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário