quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ministro Paulo Bernardo testa internet e telefonia rural em Realeza

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, realizou teste de cobertura da frequência 450 Mhz de internet e telefonia rural em Realeza. O evento aconteceu na tarde de sexta-feira (04), no Centro Comunitário da Comunidade de São Roque.

A estimativa é que mais de 24 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam beneficiadas pelo sistema depois que a tecnologia começar a ser efetivamente implementada. Foram disponibilizados diversos equipamentos para a demonstração de uso da frequência, utilizados pelas diversas pessoas presentes.

Participaram do evento também o secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, o prefeito de Realeza Eduardo André Gaievski, a Deputada Estadual Luciana Rafagnin, o Deputado Federal Zeca Dirceu e os diretores da Oi, João de Deus Pinheiro de Macedo, de Planejamento Executivo, Carlos Alberto Cidade, de Política Regulatória, e Gabriel Ribeiro, de Relações Institucionais da Região Sul, além de autoridades locais e regionais, e mais de 300 pessoas da sociedade.

A faixa de 450 MHz foi destinada para o atendimento rural e áreas remotas, dentro da política do Governo Federal de ampliação do acesso aos serviços de telecomunicações, devido a sua característica técnica de possibilitar a cobertura de grandes extensões geográficas com menor custo. A estimativa é que a velocidade da conexão de dados seja de aproximadamente 300Kbps. O objetivo dos testes é conhecer o desempenho da transmissão com o uso da frequência 450 MHZ em três relevos típicos do território brasileiro: as áreas montanhosas, as extensões planas do Planalto Central e a Floresta Amazônica.

O primeiro teste foi realizado em fevereiro na Escola Rural Municipal de Marumbi, no município de Morretes, no Paraná, na presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende; e do presidente da Oi, Francisco Valim. Na oportunidade, o próprio ministro usou um telefone móvel operando em 450 MHz para ligar para Brasília e conversar com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Em seguida, Paulo Bernardo fez o teste de transmissão de dados utilizando um notebook para navegar na internet. E concluiu realizando uma ligação de telefone fixo para o seu gabinete.

Cumprindo o cronograma traçado para as três características de relevo, a Oi realizou testes nas cidades paranaenses de Morretes e Antonina, além de São Sebastião e Sobradinho, em Brasília, e em Manaus, capital do Amazonas. Agora em Realeza, a Oi concluiu sua programação com os testes técnicos para mensurar itens como o desempenho de propagação do sinal, níveis de potência e velocidade de transmissão de dados na frequência 450 MHz, em regiões montanhosas com topografias diferentes.

Fonte: http://www.aquisudoeste.com.br/GERAL/ministro_paulo_bernardo_testa_internet_e_telefonia_rural_em_realeza_,9426.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário