quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aplicações móveis forçam empresas a comprar smartphones

Apesar de ainda resistirem a ideia de prover os dispositivos móveis para seus funcionários, muitas companhias já estão comprando smartphones como ferramenta de trabalho. Segundo estudo, em 2012, serão vendidos cerca de 32,9 milhões de terminais para empresas, um incremento de 6,1 milhões em relação a 2011.

Levantamento, realizado pela consultoria Ovum, mostra que a preferência do consumidor final não é replicável no mundo empresarial. Nas empresas, o Blackberry, da RIM, respira, ganha fôlego e mantém a liderança de vendas. Tanto que deve terminar o ano com 12 milhões de unidades vendidas para corporações. O iPhone, da Apple, não figura entre os favoritos. Mas o reinado do Blackberry pode se ameaçado. Isso porque para 2013, há uma expectativa de um rápido crescimento dos terminais com Windows Phone.

O risco pela segurança de dados é o grande responsável pelo temor das empresas em adotar smartphones no dia-a-dia, mas há uma forte pressão por parte dos usuários e da própria competição no mundo dos negócios para uma mudança de rumo, aponta a Ovum. E muitas companhias já definem políticas de uso e impõem novas tarefas para os gestores de TI.

Não à toa, a previsão da Ovum é de que em 2016 o mercado de smartphones corporativos terá chegado a 54 milhões de unidades, o que representaria aproximadamente 8,5% do total global desses dispositivos. A Europa e a América do Norte serão as com mais sucesso nessa estratégia alcançando uma base de 27 milhões e 20 milhões respectivamente.

Na 12ª edição da Rio Wireless, evento que acontece nos dias 21 e 22 de maio, no Rio de Janeiro, o uso empresarial dos dispositivos móveis estará em debate. Painel, programado para o dia 22 de maio, discutirá, exatamente, a "Perspectiva Empresarial de Novos Modelos de Negócio". Participam do painel, Vinícius Caetano, Senior Analyst, Pyramid Research, Wilton Itaiguara G. Mota - Superintendente SUPSI - SERPRO, Ricardo de Oliveira, Presidente – IPLAN-RIO e Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev. Para maiores informações, acesse: www.riowireless.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário