terça-feira, 1 de maio de 2012

Primeiras impressões: Skype para Windows Phone é incompleto

O Skype se tornou uma ferramenta de negócios essencial para muitos, especialmente para os que procuram economizar custos relacionados com chamadas durante viagens. O serviço VoIP é popular, funciona ao redor do mundo e suporta muitas plataformas móveis e de desktop, com aplicativos dedicados. Em 22 de abril, a Microsoft disponibilizou a versão 1.0 do Skype para sua plataforma Windows Phone, após um período beta de dois meses.

Baixei e instalei a versão 1.0.0.0 do Skype em meu Nokia Lumia 800. O serviço para o Windows Phone  deveria ser a um dos destaques na plataforma móvel da Microsoft (afinal de contas, a empresa possui o Skype). Em vez disso, parece incompleta.

A interface do serviço possui muito do conceito da interface de usuário (IU) Metro, com inúmeras páginas no app que são acessadas ao deslizar para direita ou esquerda. A IU usa o esquema de cor branco e azul, conhecido do Skype, e todos os requisitos de são também estão presentes.

Uma vez logado, a primeira tela visível é a página de contato. Em vez de destacar ou mostrar quais contatos estão online, o aplicativo simplesmente mostra a lista inteira de contatos que está armazenada no dispositivo. Achava que ao deslizar para os lados, apareceriam apenas meus contatos do Skype, mas não foi o caso. Em vez disso, mostra apenas uma lista de chamadas recentes. Na tela principal, é possível escolher por pesquisar seus contatos ou abrir o teclado. Para um app que tem como fundamento ajudar a realização de chamadas telefônicas, o botão para abrir o telefone é muito pequeno.

Para ver seus contatos no Skype, é preciso apertar um botão ridiculamente pequeno que diz “All” (todos). Somente então é possível escolher a lista de pessoas que estão disponíveis para chamadas gratuitas por voz ou caixa de mensagem (IM). Os contatos aparecem no app WP da mesma forma que acontece no client desktop ou nos apps Android/ iOS.

Sabem o que também é muito pequeno? O botão usado para acessar e gerenciar seu perfil. É um botãozinho no canto esquerdo do app.

O serviço no WP permite chamada de voz ou vídeo e por caixa de mensagem com outros usuários, gratuitamente, tanto por 3G quanto Wi-Fi. Em meus testes, funcionou perfeitamente nas duas redes. A qualidade da chamada foi maravilhosa; foram realizadas rapidamente e não tive problemas em conversas com linhas Skype ou fixas. O mesmo vale para IM. As chamadas em vídeo foram mais inconstantes, mas foram boas o suficiente.

O app cobre o básico, mas é falho em outras áreas. Por exemplo, o Google fez ótimas coisas com o Google Voice – especialmente para a plataforma Android. A última versão do Google Voice para Android 4.0 Ice Cream Sandwich se integra perfeitamente com o discador nativo e o sistema de voicemail ou o sistema operacional, por exemplo, junto os dois serviços dentro de um.

Era isso que a Microsoft precisava ter feito com o Skype, mas não fez. Em vez disso, o app foi isolado do sistema operacional, e funciona como um aplicativo solo. Pior, o Skype para WP deixou de fora um recurso crítico: não é executado no plano de fundo. Isso significa que se você fecha o app, ele não somente desliga, mas também te deixa sem sinal de serviço, o que faz com que outros usuários não consigam falar com você. Tentei usar o fast-app-switching, do Windows Phone, para contornar o problema, sem sucesso. Toda vez que voltava ao Skype, tinha que me inscrever novamente.

Por último, o serviço não é executado em dispositivos Windows Phone “Tango”. Tanto é a versão de baixa tecnologia do Windows Phone que funciona na metade do RAM das outras versões. Isso significa que smartphones com baixa tecnologia não poderão economizar com o serviço.

Com base nesses fatores, chamaria esse aplicativo de temporário até que a Microsoft – tomara – crie uma melhor integração entre o Skype e o Windows Phone.

Fonte: http://itweb.com.br/56450/primeiras-impressoes-skype-para-windows-phone-e-incompleto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário