segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ministro visita CPqD e vê inovação para redes

O ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, esteve em Campinas na última sexta-feira em visita ao CPqD para conhecer a solução desenvolvida pelo centro de rede sem fio de quarta geração baseada em LTE (Long Term Evolution) na faixa de 450 MHz, conforme o DCI adiantou em sua edição da última quarta feira em entrevista com o diretor de redes convergentes do CPqD, Paulo Cabestré. A nova solução será apresentada pelo centro na CeBIT 2012, considerada a maior e mais importante feira de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do mundo, que será realizada de 6 a 10 de março na cidade de Hanover, na Alemanha.

A tecnologia já havia sido testada com sucesso nas instalações do CPqD e é inédita no mundo. O presidente do CPqD, Paulo Graciosa, comemorou o sucesso registrado nos testes. "O LTE é a tecnologia mais avançada atualmente na área de comunicação sem fio em banda larga", afirma.

Desde 2010, o CPqD trabalha no desenvolvimento de redes móveis 4G, em um projeto apoiado pelo FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) do Ministério das Comunicações.

"E o LTE na frequência de 450 MHz é uma solução moderna, que oferece uma série de vantagens em relação às atuais tecnologias de terceira geração (3G) para a expansão da banda larga nas áreas rurais e remotas do País", acrescenta.

Entre elas, Graciosa destaca a maior cobertura, as taxas de transmissão mais altas de até 25 Mbps no download e 12,5 Mbps no upload, menor latência, melhor performance e a arquitetura totalmente IP.

Durante a demonstração, desenvolvida dentro do projeto Redes de Acesso Sem Fio Avançadas (RASFA), a velocidade de transmissão atingiu 9 Mbps no download (da estação radiobase para o usuário) e 4 Mbps no upload (no sentido inverso). O ambiente experimental montado no CPqD foi utilizado para mostrar diversas aplicações envolvendo navegação na internet, transmissão multimídia com áudio, vídeo e dados e, também, uma aplicação de governo eletrônico na área médica, desenvolvida no CPqD, que permite a realização de videoconferência entre profissionais de cidades ou até países diferentes, com a transmissão simultânea de imagens médicas, como, por exemplo, de exames de ultrassonografia.

Depois de assistir à demonstração, o ministro Paulo Bernardo ficou muito satisfeito. "Dá para ter tecnologia 4G também na área rural," disse. Segundo o ministro, em maio serão realizados dois leilões de frequência no país. "Serão realizados leilões da faixa de 2,5 GHz, fundamental para atender às necessidades de transmissão de dados cada vez mais velozes, e da faixa de 450 MHz, para implantação de serviços de internet e telefonia na área rural".

Com a tecnologia LTE em 450 MHz, deverão ser beneficiadas pelo acesso banda larga, segundo o ministro, mais de 80 mil escolas rurais, além do segmento de agronegócios e pequenas comunidades rurais.

A solução LTE na faixa de 450 MHz desenvolvida pelo CPqD deverá estar disponível a partir do último trimestre de 2012, por intermédio da empresa brasileira WxBR, que será a receptora da nova tecnologia. "Estamos confiantes no sucesso do leilão que acontecerá em maio, para vencer o desafio da banda larga rural.

O desenvolvimento do LTE na faixa de 450 MHz pelo CPqD contribui de forma significativa para que se ultrapassem as barreiras que impedem a oferta de banda larga nas áreas rurais e remotas do País", diz o ministro. A expectativa é que, com o leilão da frequência de 450 MHz planejado para 2012, o mercado potencial para essa tecnologia no Brasil atingirá cerca de 30 milhões de pessoas e 5 milhões de propriedades rurais.

A solução CPqD LTE na faixa de 450 MHz está sendo desenvolvida a partir da padronização do 3GPP (3rd Generation Partnership Project), adaptada a essa faixa de frequência. É composta de vários produtos como antenas, dispositivos de radiofrequência, split eNodeB e sistema de gerenciamento de rede. Todos estarão disponíveis a partir do final de 2012, por intermédio da WxBR, empresa brasileira que terá a responsabilidade por sua industrialização e comercialização no mercado global.

Nas próximas etapas do projeto, o CPqD tornará disponíveis também as tecnologias de gateways LTE com interface para redes Wi-Fi, de eNodeB externo, além de dispositivos móveis LTE, que oferecem aos assinantes acesso direto à rede.

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário