sábado, 25 de fevereiro de 2012

Grandes empresas exploram mal as novas tecnologias digitais

De acordo com estudo da Capgemini Consulting, grandes empresas têm dificuldades para tirar proveito de mídias sociais e comunicação móvel

Pesquisa global realizada pela Capgemini Consulting, braço de consultoria em estratégias globais e transformações do Grupo Capgemini, aponta que apesar da grande influência da tecnologia digital [como mídias sociais e comunicação móvel], que gera maior produtividade, eficiência e oferece melhor experiência aos consumidores, a maioria das empresas ainda não consegue tirar proveito do seu potencial transformador. Uma a cada três organizações consegue transformar negócios com tecnologias digitais, afirma.

O levantamento realizado em parceira com o MIT Center for Digital Business, e intitulado “Transformação Digital: Um Mapa para Empresas de Um Bilhão de Dólares", mapeia ainda a maturidade das companhias em termos de transformação digital em duas dimensões que foram caracterizadas por “o quê” e “como”.

De acordo com George Westerman, cientista pesquisador do MIT e coautor do relatório, esses dois elementos são a base da alquimia que dá origem à transformação digital. “As empresas com maturidade em ambas as dimensões conseguem realizar transformação digital que traz grande valor ao negócio”, observa.
São quatro níveis de maturidade, avalia o estudo: iniciantes digitais [organizações que pouco utilizam tecnologia de ponta], ‘fashionistas’ digitais [que já implementaram ferramentais digitais], conservadoras digitais [entendem que é necessária, mas não conseguem criar a solução ideal] e, por fim, digirati [empresas que realmente entendem como gerar valor com a transformação digital].

A pesquisa destaca ainda os fatores externos que lavam a transformação digital. Pressão da concorrência (72%) e dos clientes (70%) são os fatores que mais impulsionam a mudança. Por outro lado, as principais barreiras internas para o alcance da transformação digital foram apontadas como sendo, nessa ordem, falta de qualificação (77%), problemas culturais (55%), TI ineficaz (50%), indica.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2012/02/24/grades-empresas-exploram-mal-as-novas-tecnologias-digitais/

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