terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

4G Americas divulga tecnologia de voz sobre HSPA

A 4G Americas, associação da indústria que utiliza o padrão 3GPP, divulgou um relatório que enumera os benefícios do uso de voz sobre IP (VoIP) em redes HSPA (VoHSPA). Os principais incluem maior eficiência de espectro em redes móveis, além da possibilidade de entregar chamadas de voz com mais eficiência de espectro via redes com comutação por pacotes (PS) ao invés de comutação por circuitos (CS), liberando recursos de rádio para tráfego de dados adicional.

“Muito foi falado a respeito dos lançamentos previstos para serviços de voz sobre LTE (VoLTE) durante o ano”, diz Chris Pearson, presidente da 4G Américas. “Oportunidades semelhantes estão em desenvolvimento para a HSPA. Com a VoHSPA, as operadoras 3GPP poderão se beneficiar da flexibilidade da tecnologia baseada em pacotes, abrindo o mercado de banda larga móvel e a LTE ganhando maior aceitação.”

Existem duas possíveis opções para a VoHSPA que são detalhadas pelo relatório da 4G Americas. A primeira aproveita a tecnologia IMS ao lado da LTE, chamada de Voz IMS sobre HSPA, ou Voz IMS. A outra opção oferece serviços de voz com a modificação de técnicas atuais de comutação por circuitos para transmitir essas comunicações através da infraestrutura HSPA, chamada de Voz CS sobre HSPA (CSoHS).

“São muitos os benefícios para clientes e operadoras móveis, entregar voz sobre HSPA com IMS ou técnicas modificadas de comutação por circuito, especialmente ganhos em capacidade de transmissão de dados e vida da bateria”, diz Bob Calaff, diretor de estratégia de espectro e tecnologia da T-Mobile USA e líder do projeto que criou o relatório da 4G Americas. “A boa notícia é que praticamente todos os recursos que devem ser necessários para oferecer um serviço VoHSPA mais robusto já estão disponíveis ou devem ser disponibilizados por fornecedores de equipamentos em 2012 e 2013, para o processo de teste e avaliação.”

O relatório da 4G Americas define o trabalho concluído pela GSMA para o conjunto mínimo e obrigatório de recursos definidos como parte das especificações do 3GPP Release 8 (IR 58: Perfil IMS para VoHSPA) que deve ser implementado para garantir um serviço de telefonia IMS com interoperabilidade e alta qualidade sobre uma camada de acesso via rádio HSPA. No relatório, a 4G Americas recomenda recursos adicionais além dos obrigatórios incluídos em IR 58, para a VoHSPA usando a abordagem IMS ou CS, para minimizar a perda de pacotes e variações no horário de chegada de pacotes, que podem reduzir a qualidade de comunicações de voz.

“A voz sobre HSPA está progredindo muito e seu potencial ainda depende de vários fatores como padronização, avanços em terminais e infraestrutura, interoperabilidade, roaming e a maturidade do ecossistema IMS”, diz Pearson.

Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/rede/categorias-de-rede/wireless/23552-4g-americas-divulga-tecnologia-de-voz-sobre-hspa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário