Um regulador de telecomunicações da Europa está acusando as operadoras de telecomunicações do continente de rotineiramente utilizarem rotinas de gerenciamento para interferir com o tráfego VoIP, e também o oriundo de compartilhamento de arquivos via peer-2-peer (P2P).
Dados de aproximadamente 400 operadoras europeias – 250 fixas e 150 móveis – mostram que bloqueios de chamadas VoIP, especialmente em redes móveis, é comum. O estudo foi realizado pelo Organismo dos Reguladores Europeus para Comunicações Eletrônicas (BEREC).
"As práticas de gestão de tráfego mais frequentemente relatadas são o bloqueio e/ou otimização de tráfego P2P, em redes fixas e móveis, bem como o bloqueio de tráfego de voz sobre IP (VoIP), principalmente nas redes móveis, geralmente com base em cláusulas contratuais específicas”, disse a BEREC. "Quando o bloqueio/otimização é implementada na rede, normalmente é feita através de inspeção profunda de pacotes (DPI)."
A BEREC disse que as formas de gerenciamento variam de mercado para mercado. Cerca de 25% dos entrevistados justifica essas práticas de gestão com base em preocupações de "segurança e integridade". Para a BEREC, fornecer aos consumidores informações sobre suas limitações de acesso à internet é "fundamental".
A Skype tem travado uma batalha com operadoras que bloqueiam chamadas a partir de suas redes. Em novembro, a Ofcom, que regula o sistema de telecomunicações britânico, disse que os prestadores de serviços móveis que restringem as chamadas de VoIP estão, na verdade, bloqueando também a inovação. Se as operadoras não cederem diz a Ofcom, medidas podem ser tomadas.
Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/telefonia-ip/categorias-de-telefoniaip/voip/23746-operadoras-europeias-insistem-no-bloqueio-do-trafego-voip.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário