As operadoras de cabo dos EUA, que há anos vêm acumulando receita com serviços de VoIP, enquanto as concorrentes tradicionais viam os serviços de telefonia fixa caírem vertiginosamente, podem sofrer do mesmo problema em breve. Um relatório recente da Standard & Poors (S&P) prevê que a pressão econômica, o aumento dos preços e a saturação do mercado podem estar levando os consumidores a desligarem também seus telefones via cabo.
E a culpa pode não ser dos serviços de VoIP, mas sim do alto custo dos serviços de tevê por assinatura. Segundo a S&P, 80% dos lares americanos têm um serviço de televisão pago, pelo qual desembolsam cerca de US$ 135 por mês. Os consumidores podem estar abandonando serviços dos pacotes para manter o entretenimento intacto.
A S&P disse que o crescimento do setor de VoIP via cabo deve frear e sofrer queda considerável nos próximos meses, possivelmente refletindo a erosão da receita que as empresas de telecomunicações têm visto em sua rede de telefonia fixa ao longo da última década. As perdas, segundo a pesquisa, serão impulsionadas por novas opções tecnológicas como VoIP de baixo custo, Skype e a telefonia sem fio.
Mesmo com as operadoras de cabo aumentando o número de linhas VoIP nos últimos trimestres, o crescimento desacelerou. A probabilidade é que o boom da tevê a cabo residencial tenha chegado ao fim, conforme os consumidores se voltam para smartphones e outras opções de VoIP.
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