A segunda fase para a implantação da Rede Metro.ES/Metrovix deve começar em março, informou na quinta-feira (15) a Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo). A estrutura vai integrar mais de 100 órgãos estaduais com fibra óptica até fim do semestre em Vitória. Nos próximos dias, serão entregues os equipamentos necessários para ativar os últimos 60 pontos.
A Metro.ES/Metrovix já atende a 41 repartições do governo estadual e possui velocidades de 1 a 10 Gbps. Com o término da segunda fase de ativação, passarão a ser contemplados mais 60 órgãos, entre eles hospitais, escolas, delegacias e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
A estrutura tem 55 km de extensão e possibilita o uso de recursos como a videoconferência, videomonitoramento, compartilhamento de imagens em hospitais para diagnósticos, além de treinamentos e cursos na modalidade educação a distância.
O acesso mais rápido ao serviço de email e a sistemas governamentais hospedados no data center do governo estadual são outros benefícios, resultado de um investimento de R$ 11,9 milhões. Há ainda a diminuição dos gastos com telecomunicações (links de dados para internet e telefone), o aumento da eficiência do gerenciamento eletrônico de documentos e do sistema de armazenamento e de recuperação de dados (backup).
O presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, disse que o fase final de implantação da Metro.ES/Metrovix será realizada de forma rápida. “Estamos mais preparados para fazer a ativação dos pontos restantes. Isso vai favorecer o cumprimento da nossa meta de colocar a rede em pleno funcionamento até junho. Temos a intenção de que essa estrutura faça parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), estando integrada à rede nacional da Telebras”, diz.
Fonte: http://ipnews.com.br/telefoniaip/rede/categorias-de-rede/banda-larga/23729-segunda-fase-de-ativacao-da-rede-de-fibra-optica-do-es-comeca-em-marco.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário